Para nossa linha de estudos foram e são
fundamentais:
• Todos loucos por
arte, filhos assessores, mestres, amigos e alunos inesquecíveis...
• Gombrich, Argan, J.
Coli, Hauser, Janson - o olhar escolhido para trazer ao grupo uma história da
arte e uma estética aberta, plena de indagações e transformação, o “falar fácil pleno em essência” e o aprofundamento dos conteúdos.
• Fayga O. e Martine
Joly - adaptação das idéias sobre análise das obras de arte para a análise das
épocas de arte.
• Celestin Freinet -
seus eixos básicos de afetividade, cooperação, documentação, comunicação e a
idéia de aulas passeios e relatórios. O sentido do trabalho.
• Paulo Freire - uma brasilidade, uma cultura como meio de identidade, a pedagogia do sucesso, a
realidade, a autonomia.
• Edgar Morin - pensamento complexo, integração das disciplinas, universalização, uma batalha dura contra a massificação.
• Carl Jung - olhar
psicanalítico, conteúdos inconscientes, arquétipos, símbolos, memória cultural,
inconsciente coletivo. Importante na abrangência do conhecimento e do conteúdo,
e para entender a história da humanidade como herança patrimonial em todos os
níveis de consciência.
• Parâmetros
curriculares MEC para ensino de Artes.
• Claude Cléro - As
atividades plásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário