Pequeno histórico:

A ideia da oficina começou em 2007, quando ainda trabalhava na Divisão Gráfica da UFRJ - era desenhista de artes gráficas e acompanhava os estagiários da Escola de Belas Artes orientando-os na prática que complementava seus conhecimentos acadêmicos. Adorava meu trabalho mas não conseguia ampliá-lo de maneira mais criativa. Barreiras buro-acadêmicas pairavam para atrapalhar.
Aí, com a extinção desse trabalho com os estagiários, fiquei pensando porque não fazer algo em casa?
Conheci dois adolescentes bem estudiosos, que moravam numa comunidade em Jacarepaguá. Ávidos em aprender, convidei-os para serem minhas “cobaias” na construção de uma oficina de arte.  Suas queixas em relação ao ensino de artes eram inúmeras (“trabalhinhos de arte”, avaliações, fragmentação dos conteúdos, ausência de passeios culturais etc) e aí moldamos nossa oficina baseado na necessidade de conhecer e fazer arte de maneira diferente da escola.

Pensei em fundamentar a apreciação da arte nas diversas teorias estéticas e no tempo, buscando proporcionar cultura, pensamento concreto e vivo e prazer em conhecer, criando novos saberes; trazer um conhecimento acadêmico de arte e estética para perto das pessoas, evitando uma linguagem complicada e fechada mas mantendo  a essência e a profundidade da academia. Sugeri que a associação entre trabalho intelectual e o fazer artístico manual ia ao encontro de um maior equilíbrio e complexidade, interligando e criando saberes com autonomia. Como já tinha feito graduação em Gravura e estudado história da arte, ofereci-lhes uma  linha no estudo da arte que eu mais gostava e eles concordaram.
Assim, Ruan, Esther e eu desenvolvemos o “Louco por Arte” em minha casa e o espaço pequeno do meu apartamento se tornava mágico a cada dia. Combinamos que ninguém teria obrigatoriamente que sair artista da oficina. Conhecer o prazer de criar, de  construir conteúdos culturais para a vida e ter um pensamento num projeto de vida era mais importante.  Logo me aposentei da UFRJ e me dedico até hoje ao “Loucos por Arte”.
 “Loucos por Arte” é um grupo envolvido no pensar e fazer artísticos e orientado a conhecer uma história da arte através do contato com o patrimônio histórico, artístico e cultural e consiste em:
1 - encontros em um espaço fixo, onde são feitos  pesquisas sobre as épocas da história da arte e estudos sobre teorias estéticas e o contexto histórico - cenário das expressões artísticas;
2 - experiências  plásticas  com  materiais  diversos, trabalhando  as  várias  modalidades da expressão - pintura, escultura, desenho, fotografia, gravura etc;
3 - aulas-passeios para o contato direto com as produções artísticas de todos os tempos e culturas;
4 - exposição virtual no blog de produções coletivas e individuais de revistas, textos, estudos e obras.

“O criar só pode ser visto num sentido global, como um agir integrado em um viver humano”
                                                                                                                             Fayga Ostrower


Os primeiros "Loucos por Arte"


"Devemos fazer algo com um propósito, não só por fazer"
Ruan

 "... quando estudamos e nos aprofundamos na arte ou em que iremos fazer,
há uma emoção, um sentimento que toca a alma humana."
Esther

6 comentários:

  1. Rita, o que é arte sem a história e o que é a história sem a arte? Aproveite este espaço para trocar muitas ideias com seus jovens.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor
      Obrigada por responder minha mensagem!!!
      Abraços

      Excluir
  2. Tia Ritaa, parabèns pela oficina!!! Me lembro de quando voce apenas a idealizava...quando eu voltar vou fazer questao que a vivi và aprender arte na sua oficina!!! Eu tambèm aprendi muuuuito sobre arte na sua "oficina"...rsrsrsrs...pois mesmo nao tendo ainda o titulo, o seu pequeno grande espaço sempre foi uma meeega oficina...tenho certeza de que todos os jovens que por ali passaram, amigos da Paula, do Thiago, meus, hoje tem um pouco mais de arte nos coraçoes!!!! Amo muito voces todos, mesmo assim meio longinho...rsrsrs.
    Mil desculpas pelos erros de acentuaçao, è que o teclado è italiano (mas eu sei escrever certinho sim....rsrsrs).
    Muitos beijos pra vcs todos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoramos seu blog. Você gostaria de ser nossa correspondente de arte na Itália? Pode nos mandar o que quiser!
      Fizemos uma análise jornalística em sua homenagem sobre um quadro que será colocado em breve no nosso blog.
      No momento estamos trabalhando em dupla, eu e um aluno. Estamos planejando um grupo de estudos com alunos universitários.
      Muitos beijos, Tia Rita, Thiago e André.

      Excluir
  3. Fazer pensar, refletir, concatenar ideias, opor-se e contrapor-se. Eis aí a arte materializando os excertos da alma humana, detalhando a subjetividade do grito que inquieta a questão de ser.
    Receptiva aos amadores, "Renoires", cobaias ou apenas curiosos.
    Arte pra viver, saber viver.
    Ter compartilhado os primeiros passos do Loucos por Arte foi uma das loucuras mais sensatas que vivi!
    Grande abraço apertado!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido aluno. Quando puder retome nossos estudos. Um grande abraço!

      Excluir